O que fazer em Curitiba: dicas para o seu roteiro de 4 dias.

Curitiba é uma cidade capaz de integrar natureza e urbanidade de forma charmosa e harmônica. Destino procurado por viajantes, tem como pontos turísticos mais famosos o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer. Embarque com a gente em um roteiro de 4 dias por Curitiba!

Roteiro em Curitiba (Resumido)

Dia 1

  • Chegada
  • Bosque do Papa
  • Museu Oscar Niemayer

Dia 2

  • Passeio de Trem com almoço

Dia 3

  • Jardim Botânico
  • Almoço no bairro Santa Felicidade
  • Ópera de Arame
  • Torre Panorâmica
  • Parque Tanguá

Dia 4

  • Largo da Ordem
  • Retorno para a cidade de origem

Pontos turísticos detalhados

Bosque do Papa

Localizado no Centro Cívico de Curitiba, é conhecido como Bosque do Papa João Paulo II, homenagem ao Papa que visitou o local em 1980. Ideal para um passeio em família ao ar livre, é rodeado por árvores nativas e trilhas leves para caminhadas.

O espaço abriga, ainda, o Museu da Imigração Polonesa, que conta a história dos poloneses que chegaram à região. O centro possui programação com eventos culturais, apresentações de dança, música e festivais típicos da cultura polonesa.

  • Localização: rua Wellington de Oliveira Viana, 33 – Centro Cívico
  • Informações: entrada gratuita; aberto todos os dias das 8h às 18h

Museu Oscar Niemeyer

Um dos passeios mais buscados por turistas em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer (MON), apelidado como “Museu do Olho”, devido à sua estrutura arquitetônica, guarda uma coleção de arte contemporânea, design e arquitetura.

Localizado em um amplo jardim no Centro Cívico de Curitiba, os visitantes podem acompanhar exposições permanentes e temporárias de obras de artistas nacionais e internacionais. O museu também tem um espaço para atividades educativas, auditórios e loja de presentes.

  • Localização: rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
  • Informações: os bilhetes para acesso podem ser comprados antecipadamente pelo site do Museu; às quartas-feiras, a entrada é gratuita; o espaço funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30

Passeio de trem

A bordo de um trem com cabines temáticas e confortáveis, o turista percorre o trajeto entre Curitiba e a cidade de Morretes. A empresa responsável pelo passeio é a Serra Verde.

Durante o percurso de aproximadamente 3 horas, os passageiros passam por paisagens da Mata Atlântica, rios e cachoeiras, além de pontes e cenários encantadores vistos pela janela panorâmica do trem.

Na parada na cidade de Morretes, os visitantes podem passear pela cidade e degustar o famoso prato regional chamado “barreado“, onde a carne bovina é cozida lentamente em panela de barro. Há opções de tickets com ou sem almoço.

  • Localização:  Presidente Affonso Camargo, 330 – Jardim Botânico -Estação Rodoferroviária
  • Informações: veja informações de horários e valores no site da Serra verde Express

Jardim Botânico

Considerado um dos cartões-postais de Curitiba, é um ponto turístico que não pode ficar fora do seu roteiro. A sua icônica estufa de vidro transparente com 458 metros quadrados é inspirada no Palácio de Cristal de Londres e abriga exemplares vegetais naturais e ornamentais da flora da Mata Atlântica.

Aproveite para passar algumas horas do dia apreciando também o jardim externo, que convida para um piquenique delicioso.

  • Localização: rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350 – Jardim Botânico
  • Informações: entrada gratuita; saiba mais sobre o Jardim Botânico clicando aqui

Bairro Santa Felicidade

Com grande tradição culinária, o bairro Santa Felicidade é reduto de restaurantes que servem pratos típicos da gastronomia italiana. Reserve um dia no seu planejamento para um almoço especial na região.

Além disso, o bairro possui lojas de artesanato, vinícolas e construções históricas, como a Igreja da Paróquia São José e Santa Felicidade.

Ópera de Arame

Outra atração que precisa estar em seu roteiro de Curitiba é a Ópera de Arame. Localizada no Parque das Pedreiras, o espaço cultural recebe esse nome pela delicadeza de sua construção, que remete a fios de arame. A arquitetura fascinante de metal e vidro está suspensa sobre um lago e envolta de natureza.

O espaço recebe apresentações de shows musicais, peças teatrais e eventos corporativos. Os turistas podem apreciar trilhas ao redor e um mirante. Há um deck com cafeteria, ideal para uma pausa e um lanche com tranquilidade.

  • Localização: rua João Gava, 920 – Abranches
  • Informações: confira informações de horários e valores de ingressos no site oficial

Torre Panorâmica

Quer ter uma vista espetacular de Curitiba? Não deixe de visitar a Torre Panorâmica, com 109 metros de altura e um mirante onde é possível apreciar a cidade, em 360 graus.

Essa atração é uma torre de telefonia inaugurada em 1991. Não é possível comprar ingressos antecipados, a entrada acontece por ordem de chegada, sujeita à capacidade de lotação.

  • Localização: rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191 – Mercês
  • Informações: o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h. O valor da entrada é R$ 10; crianças até 5 anos não pagam. Veja mais informações no site da Prefeitura de Curitiba

Parque Tanguá

Curitiba é conhecida pela beleza encontrada em parques e praças. O Tanguá é um dos mais bonitos da cidade e um dos locais mais procurados para apreciação do pôr do sol.

Vale a pena se programar para passar a tarde no local, que é repleto de atrações, como jardins, trilhas e mirantes.

Há ainda a famosa cascata de 65 metros de altura que deságua da parte superior de um imenso paredão de rocha, onde está localizado o Jardim Poty Lazzarotto, em homenagem ao artista plástico curitibano. Em estilo francês, o jardim possui canteiros de flores, espelhos d’água e chafarizes. Impossível não se apaixonar.

  • Localização: rua Oswaldo Maciel, 97 – Taboão
  • Informações: entrada gratuita. Aberto todos os dias das 6h às 20h

Largo da Ordem

No coração da cidade, o Largo da Ordem faz parte do centro histórico de Curitiba. A região é composta por construções que preservam as características do período colonial que hoje dão vida a movimentados cafés, restaurantes, lojas de artesanato e galerias de arte.

Aos domingos, a dica é visitar a feira de artesanato e gastronomia, uma ótima oportunidade para encontrar lembrancinhas e presentes.

Quando ir a Curitiba

Cada estação do ano proporciona experiências diferentes na cidade do Sul do país.

  • Verão: de dezembro a março, dias de sol e temperaturas mais elevadas, porém as chuvas são mais frequentes
  • Outono: entre março e junho, temperaturas amenas, ideal para passeios nos parques da cidade
  • Inverno: abrange os meses de junho a setembro com dias bem frios, indicado para um roteiro gastronômico e cultural em espaços fechados
  • Primavera: de setembro a dezembro, época de temperaturas amenas, uma oportunidade para apreciar a natureza e passeios ao ar livre

Mais informações entrar em contato conosco.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Tem alguma dúvida??

Não hesite em nos chamar. Nós temos pessoas competentes para te atender e ficaremos felizes fazendo isso.

PLANTÃO DE VENDAS